História e Geografia de Portugal

Ramiro Romão – Ag. Prof. João de Meira – Guimarães

Portugal e a Primeira Guerra Mundial

leave a comment »

A 5 de agosto de 1914 toda a Europa estava em Guerra. No dia 2 desse mês, em Portugal começaram-se a fazer sentir os efeitos psicológicos da guerra: a moeda de prata desapareceu de circulação, as mercadorias subiram de preço e deu-se uma corrida aos bancos para levantar o dinheiro. (…) Assim, numa primeira etapa, Portugal participou, militarmente, na guerra com o envio de tropas para a defesa das colónias ameaçadas pela Alemanha. Face a este perigo e sem declaração de guerra, o Governo português enviou contingentes militares para África. (…) No final de 1914, Portugal estava em guerra não declarada com a Alemanha no Sul de Angola e no Norte de Moçambique.
Começam aqui as divisões na união política nacional. As opiniões acerca da entrada de Portugal no conflito dividiam-se cada vez mais.
A Grande Guerra marcou, assim, os destinos da Primeira República Portuguesa, a partir de 1914. (…) A primeira solicitação estrangeira feita a Portugal, com intuito militar, partiu da França, em setembro de 1914, que queria que Portugal pudesse participar com a sua artilharia e infantaria.
Os ingleses apoiaram o pedido e, em 10 de outubro, o Foreign Office convidou o Governo português a fazer parte dos Aliados.
A 14 deste mês, Freire de Andrade comunicava às legações portuguesas na Europa que era certa a entrada de Portugal na guerra como aliado da Inglaterra.
Cerca de um mês depois, a 23 de novembro, o Congresso reuniu extraordinariamente por ordem de Bernardino Machado, para obter autorização para intervir no confronto, quando e como achar necessário, como nação livre e aliada da Inglaterra. Dois dias volvidos é feita a mobilização. (…)

Em 1915, as dificuldades económicas e sociais provocadas pela conjuntura de guerra começaram a fazer-se sentir: certos géneros alimentares começaram a falhar e os seus preços subiram, originando revoltas populares nas principais cidades de Portugal. (…) O primeiro Corpo Expedicionário partiu em 26 de janeiro de 1917 para a Flandres. Este corpo perdeu muitos homens devido aos bombardeamentos alemães, ao confronto homem a homem, à utilização de gases venenosos por parte do inimigo e à estadia prolongada das tropas em combate, já que Sidónio Pais se recusou substituí-las.
À medida que o número de mortes vai aumentando no Corpo Expedicionário e o seu fim era previsível, a guerra tornava-se cada vez mais impopular.
O custo de vida aumentava, o abastecimento de géneros escasseava e o desemprego crescia. Estes fatores fizeram despoletar violentas reações sociais (greves e assaltos) que eram aproveitadas pelos unionistas e monárquicos, contrários à intervenção de Portugal no confronto armado e defensores da retirada das tropas portuguesas dos campos de batalha. (…) Após 1917, as greves, a luta armada, as prisões e as perseguições somam-se por todo o lado. (…) Por outro lado, na Flandres, o Corpo Expedicionário conhecia o seu esmagamento. No dia 4 de abril de 1918, as tropas amotinavam-se em pleno campo de batalha.
O Corpo Expedicionário vivia dias de horror e inferno: do dia 9 para 10 daquele mês, quando a 2ª Divisão do Corpo Expedicionário Português retirava dos campos de batalha para ser substituída, sofreu um dos maiores bombardeamentos do exército alemão, acabando quase por desaparecer. Era o princípio do fim da guerra para os portugueses.
O Corpo Expedicionário Português retirou-se para a retaguarda dos Aliados. Alguns efetivos integraram o exército inglês e outros foram utilizados como mão de obra para abrir trincheiras, o que foi desmoralizando, cada vez mais, os soldados lusitanos.

Portugal e a Primeira Guerra Mundial. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$portugal-e-a-primeira-guerra-mundial&gt;.

Written by ramiroromao

28/04/2011 at 23:16

Posted in Uncategorized

Tagged with

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: